[ANIMES]Fullmetal Alchemist Brotherhood

Olá nerds! Tudo beleza?

Hoje será oficialmente a minha primeira contribuição no blog a respeito de recomendações e análises que farei sobre um determinado assunto.Começarei com O que o NERDVOADOR está assistindo – Animes“.

Então vamos lá!

FULLMETAL ALCHEMIST:BROTHERHOOD

Em agosto de 2001 começou a ser exibido um anime titulado de Fullmetal Alchemist com 51 epsódios baseado no mangá de Hiromu Arakawa e produzido pelo estúdio Bones,porém,está versão acabou se desviando do enredo original apresentado pelo mangá,já que o próprio mangá ainda não tinha sido concluído durante o período de exibição do anime.

E dessa maneira, em abril de 2009 foi exibido Fullmetal Alchemist:Brotherhood com 64 epsódios e 4 ovas.E dessa vez seguindo a história original do mangá,dando uma maior credibilidade a animação,incluindo “novas” tramas,personagens e mistérios.

A diferença entre as duas versões não é apenas isso, Fullmetal Alchemist desviou tanto do enredo principal que até modificações foram feitas a respeito do próprio enredo,mudando certos conceitos e acontecimentos que são de extrema importância no entender da verdadeira história do mangá.

Mas isso não faz Fullmetal Alchemist um anime ruim, ao contrário, mesmo fugindo da verdadeira história,Fullmetal Alchemist é um excelente anime,mostrando-se diferentes dos animes que estamos corriqueiramente acostumados,como Naruto,One Piece e Dragonball.Fullmetal Alchemist prova que uma animação pode sim ter um enredo extremamente capcioso,caprixado e intrigante sem perder o espetáculo de grandes lutas e personagens super carismáticos e engraçados.E prova de uma vez por todas que anime não é coisa de criança.

Se Fullmetal Alchemist é bom, imagina Fullmetal Alchemist:Brotherhood.Que além de presenciar um espetáculo de animação,temos um “gostinho especial” por estar de frente para a verdadeira história do mangá.

O enredo do mangá,além de conter sua notória ficção,apresenta consigo os enigmáticos e curiosíssimos mitos sobre a Alquimiauma arte antiga que combina elementos da Química,Filosofia,Magia,Matemática,Misticisimo e Religião,que começou a se desenvolver por volta do século III a. C. – e que carrega consigo preceitos que estão mutualmente ligados com a história de Fullmetal Alchemist e Fullmetal Alchemist:Broterhood.Preceitos estes que são a Pedra Filosofal e a vida humana artificial, os homunculus(Para mais informações,acesse aqui).

Isto já nos mostra que o enrendo do mangá é cuidadosamente estabelecido,com um cerne totalmente fiel a uma ciência que realmente existiu em nossa realidade.

Em relação a Alquimia, Fullmetal Alchemist:Brotherhood vai adiante em relação ao Fullmetal Alchemist, e nos mostra as diferenças entre as Alquimias praticadas em diferentes regiões, nos mostrando interessantes disparidades entre as 2 ciências,focando o real motivo da utilização da alquimia na vida das pessoas.

Sem mais delongas, o enredo de Fullmetal Alchemist:Brotherhood sustenta-se na história de dois irmãos: Edward e Alphonse Elric. Dois jovens aprendizes de alquimia que, após o abandono do pai e morte de sua mãe, partem para uma prática proibida na Alquimia: A transmutação humana,na qual pretendem trazer sua mãe de volta.A transmutação foi um fracasso e Alphonse Elric perde seu corpo e Edward perde uma perna.No momento que Edward retoma sua lucidez ,sacrificando-se um de seus braços, ele fixa a alma de seu irmão em uma armadura.

Alphonse,já em seu novo corpo metálico, carrega o corpo mutilado de seu irmão e corre em direção a casa de Pinako Rockbell.

Após o incidente o Tenente Coronel Roy Mustang sugere que Ed se ingresse ao plantel de Alquimistas do Estado,trabalhando para o exército.Em troca disso, Edward e Alphonse teriam acesso aos arquivos confidenciais sobre alquimia que o Exército possui,e isso os ajudaria a buscar um jeito de conseguir de volta seus corpos,e esse jeito seria ter em mãos a poderosa Pedra Filosofal.

Winry Rockbell,neta de Pinako Rockbell,constrói 2 automails(próteses mecânicas) em Edward,uma em seu braço e outra para perna ,e dessa maneira, Edward Elric passa no teste e se torna um Cão do Exército,sob a alcunha de Fullmetal Alchemist – O Alquimista de aço -, o mais novo a se ingressar e se tornar um Alquimista do Estado.

Se fosse só isso, já estaria ótimo! Porém, o verdadeiro enredo de Fullmetal Alchemist:Brotherhood é bem mais complexo, cheio de reviravoltas,segredos,mistérios e muito mais! É um enredo realmente hipnotizador e facinante!

Outro ponto positivo é a Trilha Sonora(Não avaliarei os “openings” e “endings“). As duas adaptações do mangá para as telas possuem ótimas soundtracks, porém eu ainda prefiro a trilha sonora do primeiro FMA.  Além de possuir belíssimos fundos sonoros orquestrados que prendem o espectador nas horas de medo e suspense como “Fate” e “The Atonement”  e de possuir suaves e misteriosas músicas de piano como “Beaming  The Sunlight“, Fullmetal Alchemist apresenta uma obra-prima musical/poética : “Brothers“.

Brothers,além de possuir uma melodia encantadora, sua letra representa a angústia e agonia dos irmãos Elric sobre os acontecimentos ocorridos após a transmutação humana que praticaram na tentativa de ressuscitar sua mãe. Se eu fosse dizer qual foi o maior erro de Fullmetal Alchemist Brotherhood foi não ter adicionado esta linda composição em seu repertório.

Abaixo está a letra da música,junto com a sua tradução:

Prosti myenia, mladshij brat!(Perdoe-me, meu irmãozinho!)
Ia tak pryed toboj vinovat.(Eu sou o culpado)
Puytatjsia vyernutj nyeljzia,(Ninguém deveria recuperar)
Togo chto vziala zyemlia.(o que foi levado pela terra)
Kto znayet zakon Buytiya,(Quem conhece a lei da vida)
Pomog buy mnye najti otvyet.(me ajude a encontrar a resposta)
Zhyestoko oshibsia ia,(Eu fui condenado severamente)
Ot smyerti lyekarstva nyet.(Não há cura para a morte)
Milaia mama! Nyezhnaia!(Querida Mãe!Carinhosa!)
Muy tak lyeiubili tyebia.(Nós te amávamos tanto)
No vsye nashi siluy,(Mas toda nossa força)
Potrachyenuy buyli zria.(foi usada em vão)
Tyebia soblaznilia pryekrasnoy nadyezhdoy,(Eu te intrigava com a bela esperança)
Vyernutj nash syemyeynuyy ochag.(Do sonho de voltar a nossa família.)
Moy brat, ia vo vsyom vinovat.(Meu irmão, a culpa é toda minha)
Nye plachj, nye pyechaljsia, starshiy brat!(Não chore,não se desespere primogênito!)
Ne tuy odin vinovat.(Você não é o único a ser culpado)
Doroga u nas odna,(A culpa é toda nossa)
Iskupim vinu do dna.(Por ter falhado completamente)
Mnye nye v chyem tebia upryeknutj.(Eu não tenho nada contra você)
Iia nye obizhyen nichutj.(E eu não guardo qualquer rancor)
Tiazhyek, nash grekh,(Lamentável o nosso pecado)
Khotyetj buytj siljnyee vsyekh.(O desejo de ser mais forte que tudo)
Milaia mama! Nyezhnaia!(Querida Mãe!Carinhosa!)
Muy tak lyeiubili tyebia.(Nós te amávamos tanto)
No vsye nashi siluy,(Mas toda nossa força)
Potrachyenuy buyli zria.(foi usada em vão)
Iasam soblaznilcia(Eu estava intrigado)
Pryekrasnoy nadyezhdoy(Com a maravilhosa esperança)
Vyernutj nash syemyeynuyy ochag.(De recuperar a casa de nossa família)
Iasam vo vsyom vinovat.(É tudo minha própria culpa)
No chto zhye nam dyelatj kak buytj?(Então, o que devemos fazer?)
Kak vsyo ispravitj, zabuyitj?(Como podemos corrigir tudo,esquecer?)
Puytatjcia vernytj neljzia,(Ninguém deveria recuperar)
Togo, chto vziala zyemlia.(o que foi levado pela terra)

O idioma está em russo, mas como eles usam o alfabeto cirílico,está transliterada para o idioma latino.Esta música já foi cantada em diversos idiomas, e a tradução acaba por se modificar de versão para versão.E também eu já achei muitas traduções diferentes para a mesma letra.

É com esta obra-prima musical que eu fecho este meu post.E aconselho a todos,que apreciam um bom anime, a curtirem e delirarem com a fantástica trama que o anime Fullmetal Alchemist oferece.

Um grande abraço a todos!

Anúncios

Publicado em 11 de janeiro de 2012, em Animes. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: