[GERAL]S.O.P.A

Caros nerds.

Se vocês não vivem em uma caverna isolada do planeta,devem ter ouvido falar do S.O.P.A – Stop Online Piracy Act (i.e., Lei de Combate à Pirataria Online)

Nunca ouviram falar? Nerdvoador explica pra você!

S.O.P.A é um projeto de lei antipirataria norte-americano que visa punir sites que distribuem,diretamente ou indiretamente,arquivos e materiais protegidos por copyright(direito autoral).Quando digo que o site distribui indiretamente material pirata, digo no sentido do respectivo site “linkar” para outro site fonte de material pirata.

É fato que, apenas a indústria da música e do cinema estão incentivando tal projeto de lei, visto que são os maiores alvos da pirataria online.

E digo mais, aquele que for responsável por distribuir e “uppar”arquivo considerado ilegal, ou servir como host de tais materiais, pode ser considerado como criminoso e ir pra cadeira.E foi o caso do servidor megaupload.com que está atualmente fechado e seu dono,preso.

Importante frisar que apenas sites americanos estão sofrendo com este tipo de “ditadura da internet”, ou seja, apenas sites de DNS americana correm o risco de serem derrubados.

O que eu estou querendo dizer é que, se o wikipedia,ou o google fechar, apenas os americanos não teriam acesso a este tipo de conteúdo.Nós brasileiros, por enquanto, estaríamos protegidos quanto a este fim.Porém, é sabido que a internet que utilizamos hoje é integralmente ligada com as diversas “outras internets”, e na prática, seríamos afetado sim.

Dia 18/1/2012 a vertente em inglês da Wikipedia “desligou-se” como sinal de protesto ,e dizem que mais protestos deste tipo estão por vir, envolvendo google,youtube,wikipedia,twitter e mais grandes indústrias da internet que lutam contra este tipo de censura.

Além disso, quais mais sites e industrias estão relacionados com o S.O.P.A?

Quem é a favor do S.O.P.A?  Disney, Universal, Paramount e Warner Bros.

Que é contra o S.O.P.A? Google, Amazon, Facebook, eBay,Microsoft,AOL,Yahoo! Twitter, PayPal, Reddit, Tumblr, Zynga, Mozilla,Wikipedia.

A SONY retirou formalmente seu apoio ao SOPA depois de várias ameças de grupos de hackers.

Um grupo hacker denominado Anonymous anunciou pelo Twitter(@anonops), após o fechamento do site Megaupload, que os Estados Unidos deveriam “esperá-los”.No final da noite de quinta-feira estavam fora do ar o site da Universal Music, do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, da Motion Picture Association of America (MPAA), do FBI, da associação de chefes de Polícia do estado de Utah e até o site de registro de copyrights.(Fonte

Blog do grupo Anonymous: http://anonops.blogspot.com/

Além do SOPA, temos o PIPA(Protect Intellectual Property Act) que é um projeto de lei conceitualmente parecido com o SOPA, também em discussão nos Estados Unidos. Ele é mais focado na distribuição de conteúdo digital e menos focado na venda de produtos físicos piratas. O PIPA também prevê que provedores dos Estados Unidos devem bloquear a sites considerados impróprios e que empresas americanas devem cortar qualque tipo de vínculo com esses sites.(Fonte)

Com esta ação de grupos hackers e várias ameças,alguns congressistas americanos retiraram o apoio aos projetos de lei antipirataria online.

Abaixo, veja um vídeo retirado do blog do grupo Anonymous a respeito de “Como SOPA e PIPA estão atacando a internet”

Para sabermos o fim desta novela, é necessário esperarmos e vermos como ambos os lados irão contra-atacar e qual deles desistirá primeiro.

De uma maneira ou de outra, nós, gamers, estamos diretamente afetado com este tipo de censura e devemos nos mobilizar a respeito disso.

Achei um abaixo assinado muito interessante, e todos que não querem ver o fim da internet como conhecemos, é obrigação contribuir: Abaixo Assinado – http://www.avaaz.org/en/save_the_internet/?cl=1425589399

Aliás,achei um link muito interessante que mostra uma nota que o site piratebay(um dos maiores sites de torrent do planeta) postou a respeito do S.O.P.A, criticando esta censura.No link está a tradução desta dissertação maravilhosamente formulada pelo piratebay.Não deixem de conferir.

Abaixo, estão importantes referências que me ajudaram a escrever este artigo.Além disso, estarei disponibilizando interessantes links a respeito dos Anonymous e de sites relacionados a este ridículo projeto de lei.

Um grande abraço!

Referências e links:

Anúncios

Publicado em 20 de janeiro de 2012, em Geral. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: