[GAMES] Fallout: A Saga

War.War Never Changes

Fala pessoal! Tudo bem com vocês? Estou aqui para inaugurar “O que o NERDVOADOR está jogandocom uma grande obra-prima da indústria dos games: Fallout 3.(Nota 9,3 no moddb – aproveite e veja o trailer do jogo)

Antes que eu comece a escrever sobre este jogo, arriscarei  dissertar sobre a saga e sobre tudo que a série sofreu nestes últimos anos. Fallout é uma série extremamente old-school,e por incrível que pareça eu só soube de sua existência quando o jogo já estava em sua terceira geração.

Desculpe-me aos nostálgicos e acompanhantes de longa estrada da série, o que eu tentarei aqui é aguçar um pouco a vontade daqueles que não conhecem a série para que comecem a acompanhar.Eu não sou expert na série Fallout, e portanto,caso eu escreva alguma coisa errada e faça arder a orelha dos fallout-maníacos, peço que me esclareçam e me corrigem.

Além de escrever minha opinião e análise de Fallout , indicarei interessantes sites e leituras pertinentes(e bem elaboradas) a respeito do Universo Fallout. Então vamos lá!

A série Fallout são jogos de rpg-eletrônico retro-futuristas(*) de mundo aberto inicialmente distribuida pela Interplay em 1997.

Em 2004 a Bethesda Softworks  adquiriu direito sobre a série e depois de 4 anos lançou Fallout 3(que é o jogo que irei dar enfoque) .

(*) O ambiente do jogo se passa no futuro,porém,parece que os anos 50 não desgarrou-se do cotidiano dos norte-americanos.E desta maneira, estes anos “alienantes” da história dos humanos entra em contraste com a “nova” tecnologia.Ou seja, o jogo é basicamente fundamentado na visão das pessoas dos anos 50 de como seria o futuro.Para uma melhor assimilação desta proposta de narrativa,dêem uma conferida na música tema da série Fallout.A música Maybe dos “The Ink Spots” demonstra a melancolia na qual o jogo está mergulhado desde o primeiro jogo da saga.The Ink Spots é um grupo vocal popular dos anos 30 e 40 e é tema de um jogo futurista,fortalecendo a temática retro-futurista.

Principais Jogos da Série:

* Fallout 3: Game of the Year Edition inclui o jogo original bem como os 5 Add-on Packs do game.

Como eu só conheci a saga Fallout através do Fallout 3 para ps3, eu não tinha noção de quão grandiosa é a série, e quão sensível e artística ela é.Sim!Você não leu errado.Fallout é arte pura.A narrativa e os diálogos do jogo são pura poesia! A tristeza intrínseca à jogatina é algo impressionante.Uma “suposta(e leve) premonição” que o jogo proporciona consegue me fazer perder algumas horas refletindo a respeito de como a nossa humanidade está caminhando, e o que nos aguarda.E além disso, consegue com sutis acontecimentos,”jogar em nossa cara” a podridão humana(corrupção,assassinato,roubo,cinismo),discutir questões sobre a entidade familiar e do sacrifício,e nos mostra até qual ponto um homem pode chegar pra salvar sua civilização, ou destruí-la.

Os jogos da série passam em um ambiente pós-apocalíptico no século 22 fruto de uma grande guerra nuclear entre EUA e China que abalou o mundo.E dessa maneira, a origem de todo o mal e melancolia no game estava na própria ciência criada pelos humanos. Esta guerra nuclear foi resultado de questões geopolíticas,principalmente envolvendo a   “Guerra dos Recursos” que relaciona-se a uma crise energética mundial, quando o petróleo começou a ficar escasso por meados de 2050,gerando até o fim das Nações Unidas.

A escassez de petróleo gerou anexações de vários países por parte de EUA e China, e tentativas unilaterais de exploração do combustível fóssil.E esta disputa crescente entre os grandes países causou a quebra de pequenas e médias nações ao redor de todo o planeta.

A Guerra dos Recursos gerou um avanço de incentivos nucleares por parte de vários países.E devido a isso, o governo norte-americano contratou uma empresa chamada Vault-Tec com o objetivo de criar 122 instalações subterrâneas denominadas de Vaults para guardar e proteger parte da população norte americana.Porém, a princípio,o verdadeiro objetivo seria fazer experimentos com pessoas para pré-selecionar segmentos aptos a dar continuidade ao governo e reconstruir a civilização após a explosão dos misseis atômicos.

A tecnologia por trás dos Vaults é inacreditável, além de conseguir purificar a água e o ar(supostamente radioativos), era possível sintetizar alimentos e a própria reciclagem do lixo gerado.Os moradores dos Vaults eram estrategicamente e cuidadosamente escolhidos.

Desta maneira, dia 23/10/2077 temos o ataque atômico.O clima,geografia,fauna e flora do planeta foram drasticamente mudados e a radiação tomou parte de todos os cantos do planeta.

Baratas gigantes,super-mutantes,ghouls,escorpiões gigantes e outras aberrações tornaram-se constante na Terra depois de 2077.

Fallout é bem conhecido por seu sistema de criação de personagem denominado de SPECIAL(Special,Perception,Endurance,Charisma,Intelligence,Agility,Luck).Este sistema é base para determinar os atributos do personagem,assim como suas habilidades(skill) e perícias(perk).

Abaixo escreverei um pouco dos títulos da saga Fallout que não são considerados spins-off.

Fallout 1:

O protagonista sem nome (Vault Dwellermorador do vault) nasceu no Vault 13 criado junto com outras crianças por um robô.Fallout 1 se passa em 2161 no sul da Califórnia pós-grande guerra.(Aliás, esta intimidade com a geografia real é um grande ponto forte da série Fallout).

Teoricamente, o Vault 13 foi criado com o propósito de ficar fechado por 200 anos como estudo de uma isolação prolongada.Porém, o Water Chip(chip responsável pela purificação da água ) quebrou e o Vault 13 ficaria sem água por 150 dias.

Este fato forçou o Supervisor do Vault(“Overseer“) a escolher o protagonista para encontrar um novo chip em outro vault,fazendo-se necessário abrir o grande portão 13 para o personagem prncipal perambular pela terra execrada e devastada.

Vault Dweller tinha como objetivo salvar seu povo, povo este que foi pré-selecionado para se tornar a futura humanidade que se tornará a civilização do novo mundo. Mas a história não se resume apenas nisso.Além de ir atrás do Water Chip, você é incubido de destruir um exército mutante que ameaça a humanidade.

Os Super Mutantes são fruto da experiência do The Master, vilão do jogo,que utiliza uma versão modificada do FEV(Forced Evolutionary Virus – Vírus da Evolução Forçada), um vírus criado como arma biológica pré-Grande Guerra, para transformar os humanos na raça de Super Mutantes.

Os combates de Fallout 1 são extremamente estratégicos via sistemas de turnos.O sucesso ou fracasso da batalha depende da sincronia que o jogador está com a luta e as decisões que ele tomará ao longo do combate.Não é preciso ser rápido e ágil com os dedos para conseguir sair com sucesso da batalha.

Confira a Intro de Fallout 1 abaixo:

O final da história de Fallout 1 é tão impressionante e imprevisível que dá continuação direta para seu sucessor aparecer e também brilhar no mundo dos games.

Fallout 2:

O protagonista do jogo é Chosen One , descendente direto do protagonista do primeiro Fallout.

O jogo se passa em 2241, ou seja, 80 anos após os acontecimentos de Fallout 1.

Você é morador da Vila Arroyo, uma vila tribal ao norte de Vault 13 perto do Grand Canyon, que sofre com secas,fome e várias doenças durante muito tempo.Para provar que você é realmente o “escolhido” e ser líder da vila,você precisa ajudar seu povo,tendo consigo a antiga “Vaulsuit” de Vault Dweller.

Seu descendente, Vault Dweller, durante todo o tempo que ficou perambulando pela Terra Devastada, criou um guia de sobrevivência.

Neste guia encontra-se todas as descobertas que fez.Dentre elas, a mais importante foi  G.E.C.K(Garden of Eden Creation Kit – Kit de Criação do Jardim de Éden).Este Kit seria capaz de criar um “novo mundo”,ou seja, trazer vida a Terra Devastada,fertilizando terras inférteis,crescendo vegetações em desertos cruéis.

Porém,este Kit só foi distribuído em alguns Vaults,então cabe ao “escolhido” buscar o G.E.C.K retornando a Vault 13, antiga casa de seu ascendente, e buscar aquilo que irá salvar a sua vila.

Confira a Intro de Fallout 2:

A temática que envolve o universo de Fallout 2 é mais adulta em relação ao título anterior.Temas como drogas e prostituição são mais frequentes.Além disso o jogo possui novas armas e mais companheiros.

Fallout 3:

Em Fallout 3, o sistema de batalha referente aos títulos anteriores foi mudado, tomando-se uma perspectiva mais action,desfazendo-se de uma visão isométrica e  contendo elementos de FPS(descartando a jogatina via turnos de Fallout 1 e 2).Além disso, a engine foi mudada e o gráfico evoluiu muito(que até agora impressiona por ser um jogo de 2008).

O gráfico do ambiente,dos lugares e do mapa são realmente magníficos,com ótimas texturas e espetaculares “vistas”.Porém, o nível de detalhes dos personagens, principalmente do rosto,deixa-se a desejar.Sem tirar o fato que os personagens são muito parecidos uns com os outros e que praticamente  não possuem expressões faciais.

A ação do jogo baseia-se no V.A.T.S(Vault-Tec Assisted Targeting System),um sistema de batalha bastante inovador,bem tático,no qual o jogo pausa e você tem a possibilidade de mirar em qualquer membro no corpo do inimigo,envolvendo uma certa estatística do sucesso do tiro.Confere o sistema clicando aqui.O sistema V.A.T.S consome AP,e uma vez acabada,deve-se jogar de modo normal.Tiro em terceira ou primeira pessoa.

As características principais da série: “moldagem” do personagem em cima do SPECIAL system,NPC´s pra caramba,e elementos de RPG como diálogos e decisões importantes continuaram.Porém,uma diferença notável é o o sistema de crescimento do personagem em Fallout 3, que  é super legal.O jogo começa com você bebê,crescendo até ser criança,adolescente,e por fim, adulto.

As cenas de estripações,membros escortejados e violência é intrínseco ao jogo.Este fato é até aumentado pela própria atmosfera do game,cheio de facções,guerras,traições,alcoolismo,lares destruídos,vandalismo e etc.

O fato de você construir o final do jogo pelas ações que faz durante a jogatina foi algo que nunca tinha presenciado.O Karma, tem que ser cuidadosamente administrado.Roubar,matar cidadãos e até explodir uma cidade faz você perder karma.A decisão final do jogo faz de você um herói.Ou não.

Sobre a história: O game se passa em 2277(36 anos depois de Fallout 2 e 116 anos depois de Fallout 1) e a localização se afasta um pouco dos títulos anteriores e se passa na costa leste dos Estados Unidos da América, em torno de Washington que foi destruída pelas bombas atômicas.

Lone Wanderer (Viajante Solitário(a)) é o personagem jogável no game, e é habitante do Vault 101.A experiência que o governo fez com este Vault era estudar como os inquilinos viveriam em uma situação de total isolamento, ou seja, este Vault foi programado para nunca abrir,porém,o pai de Lone Wanderer,James,escapa do Vault sem ninguém entender o motivo.

O Overseer manda uma tropa de segurança do Vault atrás do protagonista para prendê-lo pois imagina que o mesmo possui uma relação com a fuga de seu pai.Dessa maneira, Lone Wanderer foge do Vault 101 a procura de seu pai.

Quando o protagonista foge de Vault e chega a superfície,encontra Wasteland(terra devastada), se deparando com monstros,facções e uma terra devastada,cheio de violência,tristeza e corrupção.

Eu esperei chegar nesta etapa do artigo para poder comentar um pouco sobre as principais facções de Fallout, que estão contidas na maioria de seus títulos,principalmente em Fallout 3.

Brotherhood of Steel(Irmandade do aço): Uma organização militar com raízes nas Forças Armadas dos EUA.A Enclave é a principal facção rival da Brotherhood of Steel.

Brotherhood Outcasts: É o contingente da Brotherhood of Steel que se desvinculou da organização por não concordar com as diretrizes que o líder Elder Owyn Lyons da irmandade de aço impôs sobre a facção.

Enclave: A Enclave é uma organização com descendência direta direta do governo norte americano antes da grande guerra.Eles afirmam ser os continuadores legais do Estado.Eles geralmente consideram que a maioria das pessoas nascidas fora do Enclave são “mutantes”.

Slavers: Grupo de pessoas que vive e participa de um lucrativo ramo de negócios no mundo pós-grande guerra, a escravidão.

Talon Company Merc: Organização mercenária ativa no mundo pós-grande guerra que realiza vários trabalhos para sobreviver, principalmente caças de recompensa.Eles matam qualquer um que não carregam o emblema da facção consigo.

Raiders: Grupo que realiza saques,pilhagens,assassinatos e depredações de viajantes e cidades pequenas.

e muito mais.

Como Fallout 3 foi realmente o único título da série que joguei, eu posso comentar um pouco a respeito dos pontos negativos do game.A primeira coisa e mais importante ( e que me deixava realmente p***) foi a incompetência da Bethesda de fazer uma versão decente de Fallout 3 para consoles, principalmente para Playstation 3.

A versão de Fallout 3 para PS3 é lotadíssimo de BUGs(muito mais que nas versões para PCs e para XBOX 360), e acontece que, a partir de um dado momento do jogo, no qual a campanha está grande e o arquivo de save está bem grande, o jogo começa a sofrer com várias travadas,super processamento e diminuição do número de frames por segundo.

No videogame, a luz amarela piscava sem parar e em uma altíssima velocidade, ou seja, o processamento estava muito rápido(até porque o jogo é realmente muito pesado).Assim, desta maneira, a travada seria evidente.

E isso não é exclusivo apenas pro Fallout 3. A maioria dos jogos da Bethesda(Skyrim,New Vegas) são cheio de BUGs desse tipo.

Outra coisa que eu dei uma lida pela internet é que, jogadores que acompanham a série desde a origem possuem um sentimento que Fallout 3 foi fail.Os fans-boy da série consideram este título mais um spin-off do que uma real continuação da história de Fallout.Além disso, eles reclamam dos diálogos(que são curtos,sem graça e nem se comparam com os títulos anteriores) e da engine.Para a velha guarda, pelo que parece, o jogo foi um fracasso total.

Confira o Trailer de Fallout 3:

Fallout :New Vegas

Em Fallout 3: New Vegas, a receptividade da velha guarda foi melhor.O jogo apresenta mais quests que Fallout 3 , e diferente deste, a quest principal pode seguir rotas alternativas.Outra diferença são mais lugares habitados, sendo que em Fallout 3 tinha uma quantidade enorme de lugares inóspitos.

Em New Vegas os lugares estão mais homogeneamente distribuídos pelo mapa e possui menos obstáculos de passagens(algo que tinha de monte em Fallout 3, principalmente no sudeste).Além disso, New Vegas possui um maior arsenal de armas e um maior balanceamento no poder de diversas armas, sem contar um novo sistema de modificação das armas(acoplar lunetas,aumentar a taxa de tiro e capacidade de munição).

Um dos principais defeitos apontados pelos fallout-maníacos é que New Vegas utiliza a mesma engine(considerada ultrapssada) de Fallout 3.

A história de New Vegas é considerada melhor: O jogo se passa em 2281 ( quatro anos após os acontecimentos de Fallout 3) e o enredo sucede principalmente Fallout 1 e 2(não possuindo sequer relações com o enredo de Fallout 3),até porque o game volta a se passar na costa oeste dos EUA e reaparece interessantes personagens de Fallout 2.Depois dos misseis atômicos,Las Vegas passou a ser chamada de New Vegas.

Las Vegas não foi diretamente atingida pelos mísseis atômicos, o que propiciou uma maior quantidade de estruturas íntegras e intactas,a vegetação verde é mais abundante e o céu mais limpo.A eletricidade e água era fornecida pela represa Hoover Dam(que mesmo pós-grande guerra continuou a ser funcional) para boa parte da região, porém, passou a ser disputada por várias facções.A maior quantidade de facções neste jogo levou os desenvolvedores a resgatar um sistema de reputação,gerando graus de fidelidade que influencia sua relação com as diferentes facções.

New California Republic é a principal organização do jogo e encontra-se em uma guerra  com a  Caesar’s Legion pelo domínio do território de New Vegas e o controle da represa Hoover Dam.

Courier (mensageiro) é o protagonista e personagem jogável de New Vegas, e é um mensageiro que trabalhava nas regiões de New Vegas.O game inicia-se com Courier levando um tiro enquanto carregava um pacote desconhecido em um cemitério no meio do deserto de New Vegas.Courier foi salvado graças a um robô,Victor, que o levou para ser cuidado pelo doutor de Goodsprings.Courier  busca durante o jogo descobrir quem tentou matá-lo e o que tinha dentro do pacote.

Outra novidade em New Vegas é o modo Hard Core, no qual deixa o jogo mais desafiador e realista.O protagonista pode morrer com desidratação ou inanição e o jogo possui uma dificuldade maior.

Confira o trailer de New Vegas abaixo:

Conclusões,referências e inspirações:

Fallout é um jogo excepcional.E mesmo que eu não tenha acompanhado a série desde seus primeiros títulos, espero que com este artigo possa aguçar a vontade de vocês para conhecer o Universo Fallout.

Eu tive várias inspirações e referências para escrever este artigo.A principal delas foram os impecáveis textos de Carlos Aquino em seu blog Retina Desgastada a respeito de Fallout 3.Um dia espero escrever no mesmo nível que ele.Confira a parte 1, parte 2 e conclusões de um belíssimo artigo sobre uma resenha de Fallout 3 escrito por ele.

Outra importante referência que tive foram os reviews que o canal  Zangado do youtube fez a respeito de Fallout 3 e Fallout : New Vegas através do quadro “Vale ou não a pena jogar” . De uma maneira engraçada(mas eficientemente informacional) o review mostra um gameplay e importantes considerações a respeito do game.Com uma postura crítica,Zangado explicita  os pontos positivos e negativos e até oferece boas dicas para sua jogatina.

Abaixo, listarei as outras importantes referências que tive para escrever este artigo:

  • FalloutWiki [Português]
  • FalloutWiki [Inglês] – Mais Completo.
  • CubaGames: Fallout 3 vs Fallout: New Vegas
  • Fallout Bible : Fallout Bible é uma coletânia de documentos a respeito dos segredos,backgrounds e as principais dúvidas que os jogadores possuem a respeito do enredo de Fallout 1.Além disso, tem explicações de acontecimentos e detalhes na história do jogo. Para conferir clique aqui: Fallout Bible Complete(em inglês) e Fallout Bible Portuguese Edition(tradução feita pelo pessoal da vaultbr.com.br)
  • Fallout Resources (Antiga VaultBR): Este site é interessantíssimo.Possui importantes informações e curiosidades a respeito de Fallout 1 e Fallout 2, inclusive o Diário de Vault Dweller que representa a história correta da cronologia dos fatos de Fallout 1.

Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado.Este texto realmente me deu muito trabalho mas gostei muito do resultado final, e gostaria de um feed-back de vocês.

Podem ficar a vontade para me corrigir,criticar e me dar dicas a respeito de qualquer coisa. Desde gramática e concordância verbal até o conteúdo deste post.

Abaixo está a pontuação que eu,exclusivamente eu, dou ao jogo.A opinião é minha e você pode ou não concordar.

Um grande abraços! E até a próxima!

Publicado em 4 de fevereiro de 2012, em Games e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Grato pela referência no artigo! Um bom texto é construído a partir de bastante pesquisa e muito suor e esse aqui é excelente! Mas o Nerd Voador está parado? Volte a escrever!

  2. legal quero saber tambem se voce viu os chamados de numeros que diz previsoes tipo rainha elisabeth 2 vai morrer em 2014 etc tipo esses numeros aparece no jogo so que talvez em ingles? doze-onze-um-sete-vinte etc?????

    • Olá Letícia. Obrigado pelo comentário.
      Isso é um grande mistério no jogo Fallout 3, em que a estação de rádio do game, “Galaxy News Radio” pode se transformar em uma “estação de números”.
      Se você seguir uma combinação de ações, ao sintonizar na rádio, você consegue ouvir certos números seguido de código Morse. Com isso é possível entender o que a rádio quer transmitir.
      Muitos mistérios e informações são reveladas através dos códigos emitidos pela rádio, e entre eles, sobre a morte da rainha como você mesmo comentou.
      Para mais informações, entre nesse site:
      http://www.mundogump.com.br/o-estranho-misterio-de-um-videogame/

      No artigo em questão é escrito de uma maneira bem esclarecedora sobre este mistério e sobre a maioria das mensagens enviadas pela rádio do game.

      Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: