[MÚSICA] Top20 Games Soundtrack – Nerdvoador

“A trilha sonora de games é universal, e pode conter todo possível estilo de música.Música esta que, frequentemente, revela sentimentos por trás das melodias”

Como eu fiz em meu antigo blog, aqui está um TOP das minhas Soundtracks preferidas no mundo dos games.

OBS: Já foi feito mais dois posts com mais 40 games soundtracks  que o Nerdvoador recomenda! Acesse aqui e aqui!

As músicas não tem ordem de preferência,eu só selecionei as 20 das que eu mais gosto de ouvir.Lembrando que o TOP é pessoal, você pode ou não concordar com as minhas preferências.Vamos lá!

Zone of the Enders II – Beyond The Bounds: Esta música pertence a trilha sonora do game Zone of The Enders  – The 2nd Runner lançado em 2003 pela Konami.O chefe da produção e direção da saga Z.O.E não é nada menos que, Hideo Kojima, o mestre por detrás da saga Metal Gear.

E como é de costume,como todo jogo supervisionado por Kojima,a saga Z.O.E é super aclamada,com ótimos gráficos e jogabilidade e apresenta notas altíssimas em vários sites de análise de games.Clique aqui pra ver uma análise do jogo no site da UOL Jogos.

A composição desta música é de Maki Kimura e a magnífica letra da canção você pode conferir clicando aqui.

Para conferir a música, clique em PLAY abaixo:

“The blue bird flies away”

Metal Gear Solid – The Best Is Yet To Come(Ending Song): Em clima de Hideo Kojima,trago pra vocês a soundtrack mais marcante da série Metal Gear Solid.”The Best Is Yet To Come” é a música final de Metal Gear Solid 1, e tem sua versão no MGS4.Embora muitos não concordam, pra mim esta é a música-tema da série Solid.

Esta faixa pertence ao CD Metal Gear Solid Original Game Soundtrack e foi composta por músicos da Konami. A canção foi escrita por Rika Muranaka na língua japonesa,porém, a música é cantada em Escocês por Aoife Ní Fhearraigh.

Para conferir a música, clique em PLAY abaixo:

Chrono Trigger – To Far Away Times: Chrono Trigger não poderia estar de fora deste tipo de TOP.As composições de CT são de autoria de Yasunori Mitsuda,um compositor japonês que também trabalhou em Chrono Cross,Xenogears,Shadow Hearts e possui vários álbuns de lindas composições como Kirite.

To Far Away Times é a Ending Theme do game.A música consegue transmitir um ótimo sentimento de dever cumprido, além de evocar uma ansiedade enorme de jogar uma continuação.

Ao lado de Nobuo Uematsu, Yasunori Mitsuda é um dos melhores compositores de músicas da história dos videogames, e se fosse possível, botaria todas as suas composições neste TOP.

Para conferir a versão original, clique em PLAY abaixo:

Além da versão original, existe uma versão orquestrada e extremamente magnífica, não deixe de conferir.

Algo que poucas pessoas conhecem, é que “To Far Away Times” ganhou uma versão não-oficial cantada.A versão foi remixada por Reuben Kee e publicada pela Overcloked Remix através do projeto Chrono Symphonic.Overclocked Remix é um site não-comercial responsável pela reinterpretação de músicas de video-games e fornecimento(gratuito) de  milhares de arranjos musicais feitos por fãs.

Para conferir a versão cantada de “To Far Away Times” clique aqui, ou baixe através do site oficial do Chrono Symphonic.Todas as músicas do álbum estão disponíveis para download gratuito.Clique aqui para ver as lyrics da música.

Shadow of The Colossus – The Farthest Land: A trilha sonora é tão grandiosa quanto o próprio game.As canções parecem ser divinas e interpreta de maneira magnífica a atmosfera do game.A sua trilha sonora foi muito elogiada e considerada um dos aspectos mais marcantes da jogatina.

The Farthest Land é uma das minhas preferidas em todo o game, mas poderia citar muitas outras, dentre elas The Sunlight Earth,Demise of The Ritual,Revived Power,Those Who Remain.

O compositor desta música é Kō Ōtani, o qual já trabalhou em trilha sonora de filmes e de vários animes.

Para conferir a música, clique em PLAY abaixo:

Chrono Cross – Radical Dreamers: Mais uma vez Yasunori Mitsuda pairando por aqui. Mas desta vez, seu trabalho é em Chrono Cross.O tão aclamado game pra PS1 que nasceu com uma enorme responsabilidade de carregar o peso da série “Chrono” nas costas.E conseguiu com sucesso!

Chrono Cross é um dos melhores jogos de PS1 na minha opinião, e o seu fechamento é ao som de Radical Dreamers.O final de Chrono Cross é fantástico,subjetivo e misterioso(no qual a música é um grande fator do surgimento destes sentimentos).A música é cantada por Noriko Mitose (Mitose?).

Pra conferir as lyrics da música, clique aqui.E para ouví-la, clique no PLAY abaixo.

Final Fantasy 8 – Liberi Fatali: Quem nunca se arrepiou com a introdução de Final Fantasy 8? Liberi Fatali é a música intro do RPG e foi composta por Nobuo Uematsu, um dos grandes reis de trilha sonora de games de todos os tempos.

Liberi Fatali é uma música extremamente magistral.Ela é orquestrada com um coral em latim, e força uma contemplação sem igual.

Para conferir as lyrics desta grande música, assim como a sua tradução, clique aqui.

Confira a intro de FF8, clicando aqui.

Kingdom Hearts – Dearly Beloved: A sensação de paz que esta música oferece é impressionante.Kingdom Hearts conseguiu realizar algo que antes era inimaginável – misturar em um mesmo action-rpg uma ótima história,personagens “sérios”,linda trilha sonora e personagens da Disney: Mickey,Pateta e companhia -.

A música de Kingdom Hearts foi feita pela compositora japonesa Yoko Shimomura.Ela já chegou a trabalhar na trilha sonora de Final Fight e Street Fighter II na época que trabalhava na CAPCOM e em Legenda of Mana e Super Mario RPG quando passou a trabalhar para a então Square-Enix.

Para escutar a música,clique em PLAY logo abaixo:

Final Fantasy VII – One Winged Angel: Está música, ao meu ver,consagrou Nobuo Uematsu como o melhor compositor de música para games.One Winged Angel é a música tema do personagem Sephirot e tocada no jogo durante a batalha final.One Winged Angel talvez seja uma das músicas mais aclamadas de todos os games que já existiu.

Para conferir a música, clique no link abaixo.E para acompanhar com lyrics, clique aqui.

Esta música possui muitas versões diferentes.Já vi ela tocada em violão,violino,piano,orquestrada,versão rock.Não deixe de conferir todas!Principalmente a versão rock 🙂

The Legend of Zelda: Ocarina of Time – Ocarina Medley: Zelda nunca poderia estar de fora de um TOP como este! Um dos grandes precursores da “trilha sonora de qualidade” nos games.Ocarina Medley é uma coletânia da maioria das músicas tocadas durante o game.Dentre elas:Zelda’s Lullaby,Epona’s Song,Sun’s Song,Saria’s Song,Song of Time,Song of Storms,Minuet of Forest,Bolero of Fire,Serenade of Water,Nocturne of Shadow,Prelude of Light,Requiem of Spirit.

A música foi composta por Koji Kondo, um compositor japonês que trabalha para a Nintendo desde 1984.Ele também é famoso pelas composições no jogo Mario e Donkey Kong.

Silent Hill 2 – Promise: Talvez um dos games mais arrepiantes de todos os tempos deveria ter um espacinho aqui em meu TOP.A música Promise que toca em Silent Hill 2 é composta por Akira Yamaoka.Ele é conhecido por ter criado todas as músicas da série Silent Hill.A música é realmente “agitada”, e transmite alguns calafrios ao escutá-la.No fundo das melodias você pode perceber a atmosfera tenebrosa de Silent Hill.

Para escutá-la, clique em PLAY abaixo:

Existe uma versão em piano também muito bonita!

Devil May Cry 3- Devils Never Cry: Esta música é sensacional! A empolgação que ela oferece durante a jogatina é algo fora do normal.Esta música foi lançada no álbum Devil May Cry 3:Original Soundtrack em 2005.

“Devils Never Cry” foi composta por Tetsuya Shibata, e a letra escrita por Shawn McPherson.Para conferir as lyrics, clique aqui.

Final Fantasy X – To Zanarkand: To Zanarkand é a música tema de Final Fantasy X composta, mais uma vez, por Nobuo Uematsu.A música é realmente marcante, e sua melodia é linda.

Existe uma versão da To Zanarkand em pegada rock, muito legal! Com letras, e tudo mais.Esta nova versão titula-se como “The Skies Above”, e é do álbum The Black Mages II: The Skies Above da banda The Black Mages.Para conferir as lyrics clique aqui.E para conferir esta nova versão clique aqui.

Final Fantasy XIII – Lightning’s Theme: Está música é a música tema da personagem Lightning de Final Fantasy XIII.Lightning Theme apresenta uma linda mistura de orquestra de qualidade com piano leve ao fundo.Do jeito que eu mais gosto!

Este game foi o primeiro da saga principal de Final Fantasy em que Nobuo Uematsu não foi responsável pelas composições.A trilha sonora do game foi composta por Masashi Hamauzu, no qual já trabalhou em Final Fantasy XIII-2, Dirge of Cerberus: Final Fantasy VII,Unlimited Saga e etc.

Final Fantasy X-2 – Eternity ~Memory of Light and Waves ~: Talvez o único ponto positivo deste game(juntamente com os gráficos)é esta música.Este game foi uma grande decepção, principalmente porque seu antecessor,Final Fantasy X foi fantástico(pelo menos ao meu ver).

Talvez a maior falta neste game foi a retirada de Nobuo Uematsu no setor da trilha sonora, tal fato que prejudicou muito o quesito musical do game.Desta vez, a trilha sonora ficou nas mãos de Noriko Matsueda e Takahito Eguchi.

Shin Megami Tensei: Persona 3 – The Poem for Everyone’s Souls: Esta música transmite um sentimento muito difícil de escrever.Tristeza?Calma?Mistério?Deixo a cargo de vocês pensarem.

Toda a composição de Persona 3 é de autoria de Shōji Meguro , um compositor japonês que ingressou na ATLUS em 1996.Ele trabalhou ativamente na trilha sonora da maioria dos games franquia Megami Tensei.

Talvez o melhor RPG que já joguei em toda minha vida.Xenogears nunca pode deixar de ser comentado quando o assunto é game de qualidade.Xenogears é nota 10 em história,trilha sonora e personagens.Talvez um dos melhores enredos já presente em um game.

E a melhor coisa: Yasunori Mitsuda foi quem compôs todas as músicas para Xenogears.E são tantas músicas de qualidade que eu tive muita dificuldade em escolher uma.

Flight talvez seja minha preferida, sua fusão de melodias “agressivas” e”calmas” é algo que faz  o jogo ser inesquecível e coloca esta canção em um patamar de soberania .Também poderia citar muitas outras lindas músicas: Faraway Promise,The Beginning and the End,Bonds of Sea and Fire e principalmente a magistral Small Two of Pieces.

A música em sua versão original está abaixo:

Mas não deixe de conferir a versão orquestrada que é ainda mais linda.

Breath of Fire IV – Opening Animation: Está música me dá um sentimento muito bom de nostalgia.Ela não é uma obra de arte como algumas citadas neste TOP,mas ganhou seu lugar pelas lembranças.Além do mais, a animação inicial do game é realmente foda.

A trilha sonora do game foi composta por Yoshino Aoki, um compositor japonês de músicas para videogames, no qual trabalhou muito tempo na CAPCOM, contribuindo para a trilha sonora de diversos games: Breath of Fire III, Mega Man, Shadow of Rome e etc..

Para conferir a opening do game, clique aqui.

Super Mario 64 – Dire,Dire Docks:Estava faltando Mario né? Dire, Dire Docks é a trilha sonora da fase da água de Super Mario 64.A música combinou muito com o cenário e se tornou uma das músicas mais marcantes do game.

Esta música, assim como toda a trilha sonora do game foi composta por Koji Kondo.

Legend of Mana – Nostalgic Song: Como o próprio nome da música nos diz: Nostalgia Pura!Nostalgic Song interpreta certeiramente o clima e atmosfera do game, com pinceladas de medievalismo e Fantasia.

A trilha sonora do game foi composto por Yoko Shimomura, a mesma compositora da trilha sonora de Kingdom Hearts, como citado logo acima.

Donkey Kong Country – Aquatic Ambience: Quem não lembra de Donkey Kong Country? Este jogo marcou por demais minha infância, junto com muitos clássicos do Super Nintendo.

A trilha sonora deste game foi composta por David Wise,Eveline Fischer e Robin Beanland.É notório lembrar que Koji Kondo só participou  de Donkey Kong Country 3

Existe uma versão orquestrada desta música simplesmente magistral.Não deixe de conferir!

É isso pessoal! Este post realmente me deu um grande trabalho, mas valeu a pena!Eu tive a intenção de não repetir nenhum jogo dentre os escolhidos, por mais que alguns títulos me deram muito trabalho pra poder escolher apenas um.

Um grande abraço a todos e até a próxima!

OBS:. Você  alguma vez já pensou que uma trilha sonora pode ser indicada a um Grammy? Não? Então clique aqui.

Publicado em 16 de março de 2012, em Games, Música e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Curto muito músicas de games, adorei sua seleção. Abraço!

  1. Pingback: [MÚSICA] Top 20 games soundtrack III – Nerdvoador | Nerdvoador

Deixe um comentário