[GAMES] Deus Ex: Human Revolution

Olá pessoal.Quanto tempo que não passo por aqui. A demora será recompensada com mais um capítulo de “O que Nerdvoador está jogando” e desta vez com mais uma obra-prima da indústria dos games: Deus Ex Human Revolution.

Deus Ex: Human Revolution(HR) é um game desenvolvido pela Eidos Montreal e publicado pela gigantesca Square-Enix em agosto de 2011 para PS3,XBOX360 e PC. Este game é o terceiro da franquia Deus EX e é classificado como um  action-rpg FPS  cyberpunk(*).

Os dois primeiros games da franquia são Deus Ex(lançado em 2000) e Deus Ex: Invisible War(lançado em 2003) distribuidos pela extinta Eidos Interactive.Ademais, os acontecimentos de Deus EX: Human Revolution se passam em 2027 e  antecedem Deus EX 1e Deus EX 2: Invisible War.

(*) Cyberpunk é considerado um sub-gênero pós-moderno da ficção científica no qual apresenta como principal característica o enfoque na alta tecnologia e na miséria da vida humana. Este tema já foi muito explorado em várias narrativas de games e filmes em geral. Um grande exemplo é o filme Blade Runner e o anime Akira no qual retratam uma sociedade em decadência, com personagens marginalizadas fruto do rápido avanço tecnológico, além de contar com uma exagerada divisão e desigualdade social.A figura do governo é precisamente simbólica e quem realmente gera influência na sociedade são as grandes corporações multinacionais.Na narrativa cyberpunk é bem comum você observar uma influência da temática transhumanista(H+) de modificação genética e implantes mecânico-cibernéticos. Esta filosofia baseia-se no uso da ciência e da tecnologia no próprio corpo para superar limitações e dar melhores condições de vida ao portador.

A influência Cyberpunk na série Deus EX é escancarada.A temática transhumanista gera forte domínio no enredo principal do game e é responsável por vários acontecimentos e conflitos políticos e regiliosos a respeito da modificação do corpo, trazendo a tona pensamentos existencialistas como: “Até qual ponto somos realmente humanos?”.Nesta época, grandes corporações multinacionais exercem influência no governo e na manipulação da sociedade.A tecnologia é fina e avançada, principalmente em questão de “augmentation“(“melhoramentos” no corpo humano), possibilitando pessoas conviverem com implantes e próteses mecânicas de alto desempenho.

OBS:.É importante lembrar que, como Deus EX HR antecede os acontecimentos de Deus Ex 1 e DeusEx 2, não encontraremos traços de nanotecnologia(fora criada apenas em 2050), tecnologia de crucial importância na história nos primeiros games da franquia.

Em HR você controla Adam Jensen, ex-policial da S.W.A.T e atual chefe de segurança da Sarif Industries, empresa presidiada por Sarif e voltada em pesquisa e desenvolvimento de augmentation, próteses humanas cibernéticas. A segurança em uma empresa deste tipo é imprescindível devido ao grande número de conflitos,movimentos  e facções “anti-augmentation” que existem.

Estas facções lutam a favor da vida e contra o uso das “augmentation” utilizando o princípio que empresas de tecnologia “brincam de ser Deus” e façam que as pessoas fiquem “menos humanas” ao utilizar os dispositivos cibernéticos no corpo.Dentre os principais grupos “pro-human” ou “anti-augmentation” temos dois:

  • Purity First: Uma facção radical “anti-augmentation” liderada por Ezekiel Sanders. Sanders objetiva criar ódio nas pessoas a respeito da utilização de augmentation. Este grupo é responsável por muitos atos de violência,vandalismo e roubos, visando obter seus objetivos rejeitando protestos pacíficos.
  • Humanity Front: Um grupo político “pro-human” liderado por William Taggart, importante personagem no enredo de HR. Seus protestos são geralmente mais pacíficos e envolvem  questões de política e manipulação de opinião pública.

Dentro da empresa,Adam Jensen possui uma relação muito especial com Megan Reed, cientista-chefe  de pesquisa e desenvolvimento do setor de neuro-ciência em augmentation. Megan Reed está em alta dentro da empresa devido aos avanços nas pesquisas a respeito do “Paciente X“, um projeto que envolve o estudo de um indivíduo com augmentation que não necessita de Neuropozyne, uma droga “anti-rejeição” usada por humanos mecanicamente “melhorados” para conter a rejeição que o corpo oferece devido a utilização das próteses mecânicas.

Durante um dia normal de trabalho,  Sarif Industries é invadida por um grupo não-identificado e fortemente armado de várias próteses mecânicas. Assim, Megan Reed desaparece e Adam Jensen é deixado a beira da morte e boa parte das pesquisas são roubadas.

Sarif resgata Adam Jensen e é iniciado uma batelada de cirurgias para alterar profundamente o corpo de Adam para que ele não seja morto. Desta maneira, ele se transforma em um super-soldado “melhorado” com sangue de vingança e disposto a investigar o que ocorreu, mergulhando-se em um mar de mistérios, conspirações, política e traições.

Durante a narrativa é interessante a revolta de Adam por se tornar o que se tornou.Isso é explícito quando você retoma ao seu apartamento em Detroit e verifica em seu quarto o estado do seu espelho: todo arrebentado. E o detalhe é o aviso: “Ligar para o Síndico, espelho quebrado denovo”. Esta “easter-egg” é uma amostra que o game é extremamente detalhista. É possível passar horas e horas hackeando computadores e fuçando nos e-mails, descobrindo histórias e situações sobre o universo de Deus Ex HR.

O game trás um arsenal muito grande de “escolhas”.Praticamente você pode agir da maneira que quiser dentro do mundo de Deus Ex HR. Você pode ser um assassino silenciador ou um rambo matador.Você que escolhe.Ademais, as missões que circulam o jogo são recheadas de escolhas importantes, principalmente o final, no qual você no último lapso de controle, pode definir o fim e o destino de toda a humanidade.

Através da sua jogatina, o pontos de experiência no game são chamados de “Praxis Points“.Através deste, é possível realizar o upgrade do seu personagem, aumentando ou criando novos recursos no corpo de Adam Jensen. As opções são muitas: pular mais alto, carregar mais armas, ficar invisível, resistência a danos, nível de hacking, social enhaucer(importante augmentation responsável pelas batalhas sociais e muito mais.

screendeusex3

Deus Ex HR não é um jogo pra preguiçosos, é indispensável você mergulhar neste mundo de “cabeça”. É necessário você fuçar no ambiente, ler os e-mails nos computadores, prestar atenção nas animações e principalmente cuidar de sua evolução de maneira muito cautelosa. Você quer ser um assassino silenciador?Inovar em stealth? Você pode! E na hora do boss? Como que fica? Será que não era importante você ter se preocupado um pouco com seu “modo rambo”? Essas decisões durante a jogatina devem ser muito bem pensadas.

Aliás, a luta com os bosses talvez seja o principal ponto negativo do game.Estas foram mal planejadas.Faltou capricho.Imagina você ter passado o jogo todo investindo em sua característica stealth e do nada você é botado no meio de um sala minúscula com alguns pilares e um boss com uma arma gigantesca te perseguindo e atirando sem parar. Como você vai se safar dessa?

Outro ponto negativo que posso comentar é o gráfico.O gráfico in-game é fenomenal, artístico e com uma ótima ambientação.Porém, as “cutscenes” na forma de CG pecam, e muito. Parece que do nada a engine gráfica do game muda, a iluminação é diferente, o contraste é aumentado. Parece um outro game.

Curiosidades e Hipermídia:

O universo de HR foi feito sob-medida.O departamento de marketing da produtora trabalhou bastante pra divulgar o game e já começar uma “lavagem cerebral” nos fãs de longa data da franquia Deus Ex. A principal ferramenta foi trazer a tona toda a ciência da hipermídia.A principal dela é criar uma página na internet sobre a Sarif Industries, como se ela realmente existisse.

screendeusex4

Outra ferramenta interessantíssima de hipermídia foi criar “intervalos” de televisão sobre o universo de HR.Intervalos e reclames que fazem propaganda sobre a Sarif Industries, do ponto de vista da empresa e das facções “anti-aug”.

Outra coisa interessante no universo do Deus Ex HR é sua quantidade de “easter-eggs” super inteligentes.Eu vi no kotaku um artigo a respeito disso, dêem uma olhada.

Links, referências e inspirações:

Bem pessoal, por enquanto é isso. Desculpe pela demora pra postar os artigos.Tomare que vocês gostem!

deusexscore

Anúncios

Publicado em 4 de dezembro de 2012, em Games e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: