[FILMES] Curta-metragem de animação

curtametragem

Fala pessoal, tudo beleza? Hoje trago mais um post pra vocês a respeito dos últimos 10 vencedores do Oscar de melhor curta-metragem de animação.

O motivo de eu adorar curta-metragens de animação é que a maioria delas são poéticas,artísticas e de uma maneira ou de outra nos toca com pensamentos e sentimentos bons(ou não).O fato de uma curta-metragem possuir no máximo 40 minutos faz com que os desenvolvedores se esforcem o máximo que podem, com detalhes e mais detalhes e com ótimas trilhas e efeitos sonoros.

Antes de começar a expor os últimos vencedores, vou dissertar um pouco a vocês sobre a premiação do Oscar e da história da premiação de curta-metragem.

O Oscar(Academy Awards) é uma premiação  anual a respeito da indústria do cinema. A escolha é feita por um colegiado de mais de 5000 pessoas de diversas nacionalidades da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, no qual entregam a estatueta em reconhecimento a excelência no trabalho no universo da sétima arte.A premiação de Melhor curta-metragem de animação começou em 1932, na quinta edição do oscar, e foi mudando de títulos ao longo do tempo.O primeiro prêmio nesta categoria foi dada a animaçãoFlores e Árvoresda Walt Disney, o primeiro desenho animado colorido.Nesta premiação já tivemos vencedores comoOs Três Porquinhos“, o extraordinárioO Velho Moinho“, o “Patinho Feio“, oThe Cat Concertdo Tom e Jerry e muito mais!

Sem mais delongadas, vamos aos vencedores!

coisasdepassaros

Em 2002 o vencedor do oscar de melhor curta-metragem de animação foi a animaçãoCoisas de Pássaros(For the Birds) produzido pela Pixar Animation Studios. A animação tem aproximadamente 3 minutos e 10 segundos.

Esta curta-metragem demonstra de forma clara o preconceito com os diferentes de nós, através de uma narrativa que envolve um grupo de pássaros que se sentem incomodados e começam a tirar sarro de um pássaro de outra espécie que quer se juntar a eles.

thechubbs

The ChubbChubbs! foi a animação vencedora do Oscar 2003 produzida pela Sony Pictures Animation, com duração de aproximadamente 5 minutos e 30 segundos.

Esta curta-metragem conta a história de monstros que atormentam a todos em um certo planeta, os ChubbChubbs.A animação é recheada de bom humor e boas piadas, além de hilárias referências a Star Wars, Alien e E.T.

harvie

Harvie Krumpet foi a animação vencedora do Oscar 2004 como melhor curta-metragem animado.Esta animação foi produzida pela Melanie Coombs e distribuida pela Melodrama Pictures.A animação possui aproximadamente 20 minutos de duração.

O curta-metragem conta a história do polonês Harvek Milos Krumpetzki , que mesmo possuindo uma vida repleta de tragédias e má sorte, sempre busca uma esperança e um fundo de otimismo.

O vídeo abaixo está divido em duas parte de 10 minutos, bom filme!

ryan

Ryan é a curta-metragem de animação vencedora do Oscar 2005 e foi produzida pela Nacional Film Board of Canada e criada por  Chris Landreth e tem aproximadamente 14 minutos de duração.

Esta animação é baseada na vida do animador canadense Ryan Larkin, no qual mostra uma retrospectiva de todas as suas artes.Para mais informações, clique aqui.

Eu não consegui achar o vídeo com legendas para um melhor entendimento, assim só quem manja um pouco de inglês pode entender melhor.

themoonandtheson

The Moon and the Son: An Imagined Conversation é uma animação auto-biográfica vencedora do Oscar em 2006 e explora toda a dificuldade de relação que existe entre o pai e o filho.

Esta animação foi criada por John Canemaker e escrita por Peggy Stern e foi utilizado uma combinação de fotos e filmes caseiros com desenhos e alguns efeitos com o objetivo de criar uma conversa entre o pai e o filho.

Assim como o último curta, o vídeo abaixo não tem legendas.

poetadinamarques

O Poeta Dinamarquês (‘The Danish Poet“) foi a animação vencedora do Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2007 e foi dirigido e escrito por Torill Kove e apresenta 14 minutos e meio de duração.

O curta conta a história de como os pais da narradora se conheceram.A história baseia-se na vida de Kasper, um poeta Dinamarquês que sofre com inspiração e parte para uma viagem em busca de idéias e sentimentos para escrever um poema. Assim, durante sua jornada é demonstrado como as coincidências do nosso dia-a-dia constrói o nosso destino.

Este curta é sensacional e eu consegui acha-lo legendado, não deixe de conferir!

pedroelobo

O Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2008 foi paraPedro e o Lobocriado pela Breakthru Films e dirigido por Suzie Templeton.A técnica desta animação é baseada em stop-motion, no qual baseia-se em “fotograma a fotograma”( “quadro a quadro”) ou seja, é baseado em tirar muitas e muitas fotos e depois juntar os frames e construir uma animação.Um trabalho árduo mas artístico.

Esta animação é uma releitura/adaptação do conto infantil “Pedro e Lobo” escrita em 1936 pelo compositor Sergei Prokofiev.Esta história infantil é contada através da música e foi criada com o objetivo pedagógico de ensinar as crianças os diferentes timbres em diferentes instrumentos.Para isso, cada personagem da história foi interpretador por um instrumento diferente.Para mais informações,clique aqui.E para escutar a história juntamente com a música clique aqui.Em 1946, a Walt Disney produziu um curta animado baseado nesta história mas com muitas modificações.

A animação é linda e muito caprixada, não deixe de conferir! O curta apresenta 30 minutos de duração.

OBS:.O vídeo foi tirado do ar =(

casadospequenoscubos

La Maison en Petits Cubes(“The House of Small Cubes”/ “Tsumiki no Ie” ) foi a animação japonesa vencedora do Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2009. Este curta foi criado por Kunio Kato com música de Kenji Kondo.

Esta animação é uma das minhas preferidas de todos os tempos! É incrível como a arte oriental é caprichosa e sentimental. A história da animação baseia-se em uma cidade que está inundada pela água e um senhor é obrigado a sempre que o nível da água começar a subir  a construir um nível superior de sua casa. Desta maneira, cada nível de sua casa conta uma história e lembranças de sua vida. Através de um mergulho inusitado ele começa a lembrar de tudo que já passou e é inundado por saudade e diversos sentimentos.

logorama

Logorama foi o curta-metragem de animação vencedor do Oscar de 2010. A animação foi feita por um estúdio francês de animação e apresenta o cotidiano de uma cidade habitada por mascotes e logomarcas de diversas empresas.

Essa animação é genial, não deixe de conferir!

OBS: O vídeo abaixo está em francês. O vídeo com as legendas em português foi retirado do ar =/. O aúdio não é a coisa mais importante no vídeo, você não vai perder muita coisa!

thelostthing

The Lost Thing foi a animação vencedora do Oscar de 2011 produzida pelo estúdio Passion Pictures e possui aproximadamente 15 minutos de duração.

A história baseia-se na vida de um garoto colecionador de tampinhas de garrafas.Em um dia normal ele encontra uma estranha criatura na praia e a chama de “A Coisa Perdida”.

A animação é muito bem feita, com um design e ambientação nota dez!

fantasticbook

A respeito deste curta eu já fiz um post com uma análise mais completa, para dar uma olhada clique aqui.

Eu fiz um balanço a respeito de qual foram os estúdios mais vencedores de Oscar de curta-metragem de animação, e o resultado está na tabela abaixo.Existem alguns vencedores de Oscar que não são vinculados a nenhum estúdio de animação, então eu só coloquei o nome do(s) diretor(es).

vencedores oscar

Através da tabela é possível verificar que o estúdio mais vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação foi a Walt Disney, porém, é importante ressaltar que a última vez que esta empresa levou a estatueta de ouro foi em 1970(Não levando em conta que a Disney comprou a Pixar). Além disso, a Walt Disney já enviou 91 títulos diferentes de curtas para disputar a tão desejada estatueta.

Em segundo lugar está a Metro-Goldwyn-Mayer Inc., ou MGM, uma empresa norte-americana de comunicação de massa.O seu grande “filho” que permitiu ganhar 5 das 9 estatuetas de ouro foi “O Tom e Jerry” no qual consagrou-se campeão em 1946,1947,1949,1952 e 1953.

Em terceiro lugar ficou a agência de cinema do governo do Canadá, National Film Board of Canada, com 6 estatuetas.

Bem pessoal, por último, neste link estão os indicados para o próximo Oscar 2013 no quesito Melhor Curta-Metragem de Animação.Atualização 03/03/2013: E clique aqui para descobrir quem venceu o OSCAR 2013!

Um grande abraço galera! Que vocês tenham um ótimo 2013 com muita paz,sucesso e felicidade!

feliz2013

Referências e inspirações:

Anúncios

Publicado em 31 de dezembro de 2012, em Filmes e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Há muito tempo procurava o curta La Maison en Petits Cubes, mas não sabia o nome. É um filme belíssimo!! Valeu!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: