[MÚSICA] Top 20 games soundtrack III – Nerdvoador

topo

Viva a música! Inauguro hoje mais um post com mais 20 ótimas soundtracks do mundo dos games!

Abaixo estão os links para a parte I e II da nossa coluna.

Só lembrando que as músicas não estão organizadas por ordem de preferência!

skyrim

Não tem o que falar desse jogo! Eleito o melhor game do ano em 2011, The Elders Scrolls V: Skyrim já é considerado um dos melhores games de todos os tempos e o primeiro game ocidental a ganhar nota máxima na revista japonesa Famitsu.

Skyrim conta a história de Dovahkiin(Dragonborn), um ser capaz de sugar  almas de Dragões! A mitologia que envolve todos os games da série The Elders Scrolls é fascinante! Não deixe de jogar!

A trilha sonora do game, assim como de Morrowind e Oblivion, seu antecessores, foi composta por Jeremy Soule.A faixa escolhida é a canção tema do game, a espetacular e ÉPICA música ‘Sons of Skyrim’.

dragonquestviii

Dragon quest é uma franquia épica! No japão é rei incontestável dos rpgs.

O último game que joguei desta franquia foi “Dragon quest  VIII: Journey of the Cursed King” para PS2, e eu gostei muito! O visual “a lá Dragonball”, sua história fantasiosa e trilha sonora me renderam boas 50 horas de game.

Assim como todos os games da franquia, quem foi o responsável pela trilha sonora do game foi Koichi Sugiyama, no qual participou como maestro com a orquestra sinfônica de Tóquio no desenvolvimento da trilha sonora, dahora ein!?

finalfantasyxii

Enfim temos “Prelude“, a música mais conhecida de toda a franquia Final Fantasy.Cada jogo que sai apresenta uma versão desta melodia que marca presença na série.

O arranjo que eu mais gostei desta melodia é pertencente ao Final Fantasy XII.Que mistura o doce som do piano, junto com um coro de leve ao fundo, e no fim, surge instrumentos orquestrados mais agressivos.

No ano passado saiu um álbum chamado Beer SQ Music com alguns arranjos bem interessantes e diferenciados de músicas do Final Fantasy, SaGa, Chrono Trigger e Live a Live. Os arranjos são mais voltados ao jazz e blues, bem pertencente ao “tema pub”.E dentre estes arranjos, temos a versão do “Prelude“.

legendofmana

A canção tema de Legend of Mana para PS1 foi composta pela talentosíssima Yoko Shimomura, uma compositora japonesa que já trabalhou em muitos games como Kingdom Hearts, Super Mario RPG, Parasite Eve e etc.

A versão original é magnífica, mas existe uma versão cantada melhor ainda!

Em 2008, Yoko Shimomura lançou uma coletânia de suas composições preferidas rearranjadas com a orquestra filarmônica de Estocolmo denominada de Drammatica: The Very Best of Yoko Shimomura.Das 16 faixas no álbum, ela selecionou 4 composições de Legend of Mana, inclusive “Title Theme”. Para conferir a nova versão, clique aqui.

oot

Gerudo Valley” é uma das músicas mais épicas de OoT. Com pitadas de violão, a música lembra até um pouco os estilos “flamenco” tão tradicionais da música dedilhada espanhola.

A trilha sonora foi composta por Koji Kondo, e as músicas do game possuem participação mais que especial no enredo e na sistemática da video-obra.

Existe uma versão tocada pelo Fabio Lima e Marcos Castro em dueto de violão sensacional! Não deixe de conferir!

beyondgoodandevil

Beyond Good & Evil é um exemplo de jogo pouco conhecido e subestimado. Com um lançamento pouco chamativo, este ótimo game acabou sendo esquecido na indústria dos games. O que poucos sabem é como este game é sensacional!

É uma das primeiras obras da Ubisoft, uma desenvolvedora/produtra francesa de games. Sua ótima trilha sonora foi composta por Christophe Héral, um compositor francês que já trabalhou em “As aventuras de Tintin” e “Rayman Origins”.

A trilha sonora escolhida é a “Dancing With Domz“, que possui um coral sensacional que proporciona momentos épicos durante as lutas!

kh

Minha intenção desde que criei os TOP20 era não repetir músicas de uma mesma franquia de games. Porém, tem algumas músicas que merecem um lugar! E uma delas é a música tema da Traverse Town do game Kingdom Hearts.

Composta pela talentosíssima Yoko Shimimura, Traverse Town é a música tema de cidade que eu mais gosto dos RPGs. As vezes perambulava pela cidade só pra poder escutar a música que tem uma melodia sem igual.

Existe também uma versão em piano muito bonita!

diablo

Ah! Um clássico. Diablo 1 marcou gerações, sem dúvida! A música tema da Tristam Town é linda. Com “pitadas” de dedilhado de violão e assobios de  flautas, o  arranjo criado para esta música faz com esta se torna aterrorizante mas ao mesmo tempo calma e serena. Não tem como explicar!

O compositor é Matt Uelmen, um compositor e designer de som americano, famoso pelo trabalho em Diablo 1 e 2 e Starcraft.

bioshockinfinite

A franquia Bioshock é muito caprichosa.  O último game da franquia, Bioshock Infinite, matou a pau e se tornou candidato a ser um dos melhores games de 2013.

A trilha sonora foi criada por Garry Schyman e a trilha escolhida para o TOP é “Will the Circle be Unbroken“.

Na OST do game, temos a versão original e a versão coral, na qual esta foi escolhida e que nos dá uma sensação de paz incomparável.

oblivion

Pois é, mais uma trilha sonora desta maravilhosa franquia. Dessa vez é a canção-tema do quarto epsódio da série The Elder Scrolls.

Assim como em Morrowind e Skyrim, a trilha sonora de Elder Scrolls IV também é composta por Jeremy Soule. A trilha escolhida é a tema do game: Reign of the Septims.

the sims 1

Nossa, nostalgia total!

O The Sims original  marcou os jogos de simulação de vida. Hoje já na terceira edição ( e com a quarta vindo por aí) ainda é sucesso.

A música que escolhi para o TOP é a canção Build Theme que mais gosto de ouvir!Quando você entra no modo construção do game, lindas canções em piano ficam ao fundo.

E são 6 diferentes!

A faixa que escolhi é a número 6 , criada por Jerry Martin.

lastofus

The Last of Us” é a grande sensação do momento. Este game exclusivo para PS3 está entre os indicados a ganhar o prêmio de melhor jogo do ano.

A trilha sonora escolhida é a canção tema que traduz muito bem a proposta desta video-obra: um clima de tensão e de sobrevivência num mundo “pós-apocalíptico”.

O compositor é Gustavo Santaolalla, um músico argentino que antes trabalhava com trilha sonora de filmes. Chegou a ganhar até dois oscars na categoria de melhor trilha-sonora original, nos filmes “Babel” e “O Segredo de Brokeback Mountain”.

Aqui você pode ver um documentário sobre a composição da trilha sonora de “The Last of Us” pelo Gustavo Santaolalla.

halo

Halo é uma grande franquia da Microsoft. Desenvolvido pela Bungie, o game demonstra todo o seu ar de poder com a ótima trilha sonora original composta por Martin O’Donell, musicista estadunidense.

A trilha escolhida é a canção tema de Halo: Combat Evolved, o primeiro game de toda franquia. Através da canção, é possível observar o quão sublime o game se apresenta, demonstrando uma inigualável soberania.

bastion

Bastion é um game de action-rpg independente produzido pelo pessoal da Supergiant Games. Um jogo muitíssimo elogiado no universo independente.

Toda a sua trilha sonora é original e S-U-P-E-R criativa e eclética! O álbum do Bastion foi produzido e composto por Darrem Korb e possui trilhas mais pesadas com guitarras em distorção, outras estilo blues, velho oeste, “violão e voz”, suspense e muito mais! Na maioria das trilhas nós somos inundados por tons melancólicos,tristes e solitários.

Inclusive, a trilha Build That Wall (Zia’s Theme) foi vencedora do prêmio no VGA de “Melhor música”. Sensacional ein!?

Esse jogo foi daqueles que me causou muita dificuldade em escolher apenas uma música. Porém, a que eu mais gostei foi “A Proper Story“, justamente pelo violão endiabrado que toca nela!

braid

Ainda no clima de games independentes, Braid é outro exemplo de game independente que possui uma ótima trilha sonora. Braid é um game de plataforma/puzzle desenvolvido por Jonathan Blow que possui uma interessante sistemática de controlar o tempo, recuperando movimentos e outras ações.

A trilha sonora escolhida para este TOP chama-se Downstream, composta por Shira Kammen. Downstream é uma trilha extramamente calma e serena, com ótimos fundos sonoros de violino.

mgs3

MGS3 é o meu game preferido da franquia! Uma experiência única em uma produção assustadoramente bem feita!

A trilha sonora do game foi composta por Harry Gregson-Williams e Norihiko Hibino, porém, o tema de encerramento de Metal Gear Solid 3 não é uma produção da Konami, e sim de uma banda de rock alternativo britânica chamada Starsailor. Way To Fall é o tema de encerramento do game e conseguiu fechar com chave de ouro esta maravilhosa produção.

portla

I’m Still Alive é uma trilha sonora de encerramento do game Portal. É uma das músicas preferidas dos gamers, principalmente pela voz “robótica” e doce da personagem GLaDOS.

As trilhas sonoras “ambientais” do game foi composta por Kelly Bailey e Mike Morasky, já a canção de encerramento foi escrita por Jonathan Coulton e cantada por Ellen McLain.

jetforce

Jet Force Gemini é um jogo do Nintendo 64 muito bom, pouco conhecido e que eu gostava muito de jogar. É um game de tiro em terceira pessoa com temática de ficção científica desenvolvido pela Rare em 1999.

A trilha sonora do game foi composta por Robin Beanland,Graeme Norgate e Alistair Lindsay e a faixa escolhida para o TOP é a música de Title Screen do game.

brokensword

Broken Sword é uma ótima franquia de games adventures “point-and-click“. Este gênero já teve seu auge na época de glórias da falecida Lucas Arts, e hoje perdeu muito do seu esplendor.

A faixa escolhida é “The Intro Composers Cut” da versão “Director’s Cut” do primeiro game da franquia: Shadow of The Templars. A trilha sonora do game foi composta por Barrington Somers Pheloung, um compositor australiano.

mk2

Mortal Kombat, épica franquia de luta criada por Ed Boon e John Tobias e originalmente desenvolvida pela Midway em 1992.

A icônica música-tema da franquia, Techno Syndrome, foi criada em 1993 por uma banda belga de música eletrônica chamada The Immortals.

Bem pessoal, este é mais uma edição da coluna de indicações de soundtracks no mundo dos games!

Até a próxima!

Anúncios

Publicado em 1 de setembro de 2013, em Música. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: