[GERAL] A Fantasia e seus sub-gêneros

fantasiatopo

Fala pessoal! Tudo beleza?

Depois de um hiato (quase) infindável, estou aqui de volta para exercer uma das atividades que eu mais amo: escrever. Ainda mais, escrever sobre coisas que eu gosto.

Assim como escrevi sobre a ficção científica e seus sub-gêneros, neste post partirei sobre o estudo que fiz a respeito de toda divisão da Literatura Fantástica.

A fantasia pode ser entendida como a presença do impossível ou do inexplicável, diferentemente da ficção científica que em algum nível de entendimento e conhecimento seu universo é passível de ser possível.

É óbvio que muitas obras literárias/artísticas, os gêneros(e até sub-gêneros) acabam-se por se entrelaçar, formando uma ficção nova,especulativa ou imaginária.  E por isso que é tão difícil classificar uma obra ficcional. O que podemos fazer é apontar traços característicos de um dado gênero na obra e correlacioná-lo com a teoria.

Um dos sub-gêneros que confronta a fantasia com a ficção científica é o sub-gênero Space Opera como escrevi no post sobre ficção científica. O motivo da controvérsia em relação a classificação deste tipo de literatura é que Space Opera viola as leis da física e da ciência introduzindo termos,personagens e situações fantasiosas como alienígenas falando inglês, “viagens-mais-rápidas-que-a-luz” e muitos outros exageros.O sub-gênero de ficção steam punk  também possui fortes características fantasiosas e acaba sendo tratado as vezes como fantasia e não ficção científica.

Sobre a fantasia:

A fantasia tem suas origens a milhares de anos atrás, com os mitos e lendas que fizeram parte da história ancestral. A própria Mitologia possui suas raízes na fantasia, trazendo a tona jovens guerreiros, profecias, sábios anciões e muitas criaturas mitológicas. Já no século XX, os sub-gêneros da fantasia se tornaram bem difundidos, popularizando seres fantásticos como elfos, orcstrolls, dragões e etc.

Criaturas fantásticas

Criaturas fantásticas

A fantasia nada mais é do que um dos gêneros da ficção. A presença de magia e formas sobrenaturais são constantes, cobrindo os mitos e lendas de todo um cenário imaginativo e fantasioso. A magia e formas sobrenaturais muitas vezes são explicados devido a participação de divindadesentidades e/ou da Natureza.

Diferentemente da ficção científica, as verdadeiras histórias fantásticas não se desenrolam da ciência e muito menos da tecnologia.

A seguir partirei para a dissertação dos sub-gêneros da fantasia. Encontramos na literatura diversas classificações como high fantasyepic fantasylow fantasy, dark fantasy e Sword and Sorcery, porém neste post só será abordado os sub-gêneros high fantasylow fantasy.

Pessoal, vocês encontrarão muitas fontes/referências bibliográficas conflitantes a respeito da classificação das obras fantásticas devido ao fato de muitas apresentarem características de vários sub-gêneros. A classificação abaixo diz respeito as conclusões que eu tomei depois do estudo do tema.

highfantasy

High Fantasy é um sub-gênero da ficção fantástica e possui a alcunha defantasia séria“.É definida em cima de um mundo imaginário totalmente novo (Mundo Secundário) e distinto do nosso (chamado de Mundo Primário).

A alta fantasia possui forte desenvolvimento épico dos temas e personagens além de  não existir relação alguma entre o mundo primário e secundário. Em sua grande maioria não há a presença do mundo primário nas ficções high fantasy.

Além destas características, na high fantasy temos explícita a luta entre o “Bem” e o “Mal” com um forte plano de fundo político e/ou ético, com presença de poderes políticos, guerras, destruição de nações e a iminência do “fim do mundo”. O inimigo pode ser enxergado como o próprio mal encarnado e/ou personificado.

Como declarado anteriormente, a fronteira que define a classificação de uma obra fantasiosa é frágil e várias narrativas podem ser  enquadradas em outros sug-gêneros. The Lord of the Rings é um exemplo disso pois pode ser classificado como epic fantasy ou como high fantasy. A fantasia épica vem do caráter heróico dos personagens, a presença clara de um vilão fantasioso, um sistema de magia bem estabelecido além de lendas, mitos e um folclore bem vivo e atuante. Porém, não é difícil encontrar na literatura estudiosos considerando high fantasy e epic fantasy como sinônimos.

highfantasygames

Exemplo de games com características high fantasy

lowfantasy

Low Fantasy (ou fantasia baixa) é outro sub-gênero da ficção fantástica no qual é baseada, primariamente, na “colisão” entre o mundo fantástico e o nosso mundo. Este tipo afasta-se totalmente de pretensões éticas e políticas comum no universo extremamente fantasioso da high fantasy. O sistema e a presença de magias na “fantasia baixa” não é tão bem estabelecido e forte como na “fantasia alta”

Por mais difícil que possa imaginar, podemos entender a “fantasia baixa” como uma fantasia um pouco mais racional (menos fantasiosa) que a “fantasia alta”, com um certo grau de realismo mágico. Podemos entender também  como uma narrativa baseada em um plano de fundo realístico/mundano com pinceladas notórias de fantasia.

Um exemplo de obra de “fantasia baixa” no mundo das histórias em quadrinhos é “Fábulas” (Fables) escrita por Bill Willingham, no qual conta a história de personagens de contos de fadas humanizados vivendo em uma comunidade em Nova York. No mundo dos video-games podemos citar a série Persona 3 e 4 e na literatura a série “Harry Potter“.

NV

Obras low fantasy

Links, referências e inspirações:

Anúncios

Publicado em 9 de julho de 2017, em Geral. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: